terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aprenda como fazer o Vatapá, uma deliciosa receita Paraense.


Ingrediente
 Caldo:

- Cabeças de 1/2kg de camarões secos
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1 maço de salsinha
- 1 tomate picado
- 1/2 pimentão picado

Vatapá:

- 1/2Kg de camarões secos, limpos, dessalgados e sem
as
cabeças (que foram usadas para fazer o caldo)
- 1/2kg de camarão fresco
- 50 ml de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 maço de salsa
- Coentro fresco a gosto
- Farinha de trigo o suficiente para engrossar
- 1 garrafinha de leite de coco
- 120 ml azeite de dendê

Modo de preparo
Caldo:

Ferva as cabeças de camarão com a cebola, a salsa, o
tomate e o
pimentão. Quando levantar fervura deixe por 5 minutos.
Bata no
liquidificador, coe e reserve.

Vatapá:

Numa panela de barro, doure a cebola no azeite, junte o
tomate, o
pimentão, a salsa, o coentro e refogue. Acrescente o
camarão seco
e em seguida o camarão fresco. Coloque o caldo das
cabeças do
camarão neste refogado e engrosse com a farinha de
trigo até o
ponto de mingau. Não pare de mexer. Junte o leite de
coco e o
azeite dendê. Desligue o fogo antes de ferver.


Ingredientes
fica muito bom servido com tucupí e jambu,claro que
opcional..


10 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da receita, uma duvida, qual a quantidade de água pra ferver com a cabeça de camarão?

Amigos do Turismo - Santarém disse...

Mais ou menos 4 Litros de água.

Anônimo disse...

Gostei mas tenho uma duvida.Eu coloco o trigo com caldo quente ou frio?

Anônimo disse...

Frio!

Anônimo disse...

Adorei a receita, mas tenho uma pergunta... Tem como fazer o vatapa, sem a parte do caldo com as cabeças? Moro em MG e aqui, só se encontra camarão já sem casca, rabo e cabeça!

Adriana disse...

Caldo quente e ainda no fogo

Unknown disse...

Faz com frango,é só substituir.Moro no interior do RJ e sou de Belém, eu não encontro camarão bom aqui então eu faço com frango.

Unknown disse...

Faz com frango,é só substituir.Moro no interior do RJ e sou de Belém, eu não encontro camarão bom aqui então eu faço com frango.

Unknown disse...

Faz com frango,é só substituir.Moro no interior do RJ e sou de Belém, eu não encontro camarão bom aqui então eu faço com frango.

Unknown disse...

Substitui o camarão por frango fica uma delicia

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates