sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Impactos da Atividade Turística


*Por Áureo Roffé 
O turismo, como propulsor de desenvolvimento econômico para um destino turístico pode gerar impactos sobre os recursos naturais e ao meio ambiente. O solo, a vida silvestre, os hábitats naturais naturalmente são afetados, bem como: consumo de energia, a água, os alimentos e outros bens. As variáveis que causam esses impactos são de diversa natureza, intensidade, direções e magnitude, contudo, os resultados são de difícil recomposição quando ocorre no meio ambiente natural, mas havendo planejamento, o resultado é positivo.
Os impactos nas áreas de prática do ecoturismo poderão originar-se em um processo de mudança e provavelmente não constituirão do resultado de uma causa específica. Na maioria das vezes são conseqüências da complexidade do processo de interação entre os turistas, as comunidades e os meios receptores, ou seja, a intermediação. Deve-se salientar que tipos similares de turismo provocam impactos diferentes, de acordo com a natureza das comunidades nas quais ocorrem.
Salienta-se que nem todos os impactos que porventura ocorram da atividade, serão negativos. Em alguns casos, o turismo na região fomentará de uma forma positiva, o desenvolvimento de infraestrutura local e de outros recursos feitos pelo homem. O impacto, positivo ou negativo, vai variar de acordo com o tipo de turismo que estiver sendo desenvolvido, bem como os tipos de recursos utilizados.
Os impactos para o desenvolvimento econômico dividem-se em: diretos, indiretos, positivos e negativos. Os impactos diretos são aqueles de efeitos imediatos como: a redução das espécies nas áreas naturais,bem como a degradação de áreas que recebem fluxos turísticos, mas, isso pode ser evitado com um monitoramento constante, principalmente porque o insumo natural de vida silvestre faz parte do cenário esperado pelo visitante. É fundamental, que se tomem medidas eficazes de reduzir o impacto e reverter à condição negativa através de um trabalho de sensibilização ambiental feita com a comunidade.
Um impacto indireto e positivo, é o consumo de insumos e produtos diretamente na comunidade, por quem empreende ou visita, de forma que os operadores turísticos apoie a economia local, comprando a carne e pescado dos produtores da comunidade, suas compras provavelmente aumentarão a demanda em relação ao consumo local. Como conseqüência e como um impacto indireto e negativo, os pescadores e produtores aumentarão o custo de seus produtos, estendendo o aumento a todos os segmentos da comunidade.
Os impactos positivos na comunidade iniciarão quando os turistas ou as instalações utilizadas pela indústria turística estabelecerem uma demanda e utilizarem os recursos locais de uma forma efetiva. Como exemplo, a construção de meios de hospedagens pode criar trabalho para os residentes das comunidades onde a atividade é exercida, e proporcionar um programa de treinamento para que os moradores da região se transformem em condutores, guias, e vendedores, e forneçam alimentação. Um exemplo de impacto negativo poderá ocorrer quando os turistas aumentarem significativamente o consumo, fazendo com que o consumo se eleve tanto que os habitantes locais não poderão suportá-lo. O aumento em volume dirige a economia na indústria turística, ao mesmo tempo em que cria impactos destrutivos quando não existe um adequado planejamento e se carece de infraestrutura.

*Áureo Roffé – MBA em Marketing, professor de legislação nos cursos de Turismo e Gestão Ambiental na Amazônia - IESPES, Coordenador da Divisão de Turismo - SEMTUR.


Nenhum comentário:

.

Total de visualizações

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates